quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Teremos o direito de os criar?

Já me questionei várias vezes quem cuidará melhor das crias - os pais ou nós humanos? - Bem, em certos aspectos ninguem cuida melhor do que os pais, noutros cuidamos nós, porque não temos necessidade de competir com eles, de partilhar comida, não achamos que as crias mais crescidas "atrapalham" as posturas, enfim, não partilhamos com eles como iguais, os instintos naturais de sobrevivencia e reprodução e por isso temos um ponto a favor, mas apenas um, porque a própria especie a criar é sempre a própria especie. Por melhor que seja a nossa coordenação e disponibilidade, os pais atendem melhor ao chamamento dos filhos, providenciam alimento da forma correcta, na quantidade correcta e sempre de forma natural. Aquecem naturalmente os filhos.


Nós criamos à mão os passarinhos para que se tornem mansos, sociais e humanizados, excelentes companheiros e amigos. Achamos que nada melhor que serem correctamente criados pelos pais durante as primeiras duas semanas de vida e em seguida por nós até se tornarem independentes.


Também criamos os passarinhos, ás vezes com poucos dias de vida, quando por qualquer motivo os pais não os criam e os maltratam. Tentamos dessa forma salvar vidas no nosso aviário :)


Aqui ficam dois casos de crias maltratadas:

Não tirei fotos no primeiro dia porque ele estava mesmo em mau estado, os pais arrancaram-lhe muitas penas no rabo e estavam a esburacar-lhe uma das narinas. Perdeu muito sangue.
Aqui está ele 7 dias depois totalmente recuperado :) ainda com falta de penas mas fora de perigo e feliz! Dei-lhe o nome de Hercules :)

Este é outro caso. Os pais estavam a tentar furar-lhe o pescoço e o papo e não conseguiram por um triz. Mas ainda lhe arrancaram muitas penas e bicaram-no muito.

Aqui está ele 6 dias depois, recuperado e já dotado de disposição para a brincadeira :)

Sem comentários: