segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Agarus hospital? ;)


Tanto para contar e tão pouco tempo :(

Ao plantel juntaram-se mais duas caturrinhas, só que azar dos azares, vieram doentes, Trichomonas e Candidiase. Estavam cheias de frio, meio enroscadas, peguei nelas e trouxe-as rápidamente para o quentinho mas só as olhei como deve de ser, pouco depois, quando lhes fui dar de comer porque tinham o papo vazio. Hummm... bico sujo por dentro, nunca é bom sinal, depois ficaram à vista todos os sintomas: garganta inchada, pontos brancos debaixo da lingua, incapacidade para engolir, uma delas pouco activa, outra muito pequena para a idade (como a criação de quem me as deu não é rigorozamente controlada, pus a hipotese de se ter enganado na idade).

Separei as caturras das outras aves e vamos ver como corre. Ontem ainda pensei que a mais pequena não chegava até ao amanhecer mas hoje parece-me melhor que a mais velha. A mais velha está com a garganta e traqueia muito inchada por dentro, o que me obriga a ter ainda mais cuidados com a sonda mas de outra forma nem uma nem outra conseguiriam comer, provavelmente se não viessem para aqui iam acabar por morrer. É relativamente simples curar os pais destas maleitas mas as crias é muito complicado.

O Pecanito continua a lutar como um valente. 21 dias de vida (apesar de não parecer)! Só de há uns dias para cá é que se nota que está a crescer, esteve muito tempo estagnado por ter estado doente. Graças a Deus é só um caso ou outro na estação de criação, não há sinais de surto mas as crias doentes não têm sobrevivido com os pais. Estes põem-nas de parte (lei do mais forte, a natureza não perdoa). Hoje comeu 4.5ml de uma só vez :) antes era 4 no máximo, já para não falar quando aqui chegou, comia gotas de pápa.

Nunca pensei vir a gostar tanto disto. Ajuda-los a crescer, cura-los quando estão doentes, depois ver o resultado quando ficam adultos... é... sem palavras. Tem sido uma das experiencias mais enriquecedoras, mais fascinantes que já passei. Adoro cada passarinho que por aqui passa. No periodo de vida atribulado que me encontro, são eles que me têm dado força e animo!

Quem sabe ainda realizo o meu grande sonho e me torno veterinária! Depois especializo-me em aves ;)

Aqui ficam dois artigos sobre Candidas e Trichomonas e ainda outro que fala sobre várias doenças.

2 comentários:

prexX disse...

aposto que há mtos especialistas em aves por aí q n seriam capazes de fazer metade do qe já fazes :)

força nisso !!!
beijinhos meus e do Gibbie e as melhoras para as caturrinhas

Silvia Agarus disse...

Áh não digas isso LOL!
De facto não conheço vets especialistas em aves, pode haver mas eu nunca encontrei. E conheci muitos. E como já vimos muitas patologias, já experenciamos vários diagnósticos, vamos apanhando o jeito mas não sabemos tudo, nem pouco mais ou menos.
Obrigada pelo apoio! Também gostava muito que as caturrinhas ficassem boas!