sábado, 28 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Apollo 8
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Teremos o direito de os criar?
Nós criamos à mão os passarinhos para que se tornem mansos, sociais e humanizados, excelentes companheiros e amigos. Achamos que nada melhor que serem correctamente criados pelos pais durante as primeiras duas semanas de vida e em seguida por nós até se tornarem independentes.
Também criamos os passarinhos, ás vezes com poucos dias de vida, quando por qualquer motivo os pais não os criam e os maltratam. Tentamos dessa forma salvar vidas no nosso aviário :)
Aqui ficam dois casos de crias maltratadas:
Não tirei fotos no primeiro dia porque ele estava mesmo em mau estado, os pais arrancaram-lhe muitas penas no rabo e estavam a esburacar-lhe uma das narinas. Perdeu muito sangue.
Aqui está ele 7 dias depois totalmente recuperado :) ainda com falta de penas mas fora de perigo e feliz! Dei-lhe o nome de Hercules :)
Este é outro caso. Os pais estavam a tentar furar-lhe o pescoço e o papo e não conseguiram por um triz. Mas ainda lhe arrancaram muitas penas e bicaram-no muito.
Aqui está ele 6 dias depois, recuperado e já dotado de disposição para a brincadeira :)
Como domesticamos os nossos Agapornis
Sei de métodos que tornam os agapornis muito mais dependentes mas será que é a dependência que procuramos no nosso amigo? Queremos um boneco ou um amigo com personalidade própria que gosta de nós e quer ser nosso companheiro?
São assim os agapornis criados à mão na Agarus! Aves grandes em corpo pequeno, cheias de personalidade e que sabem como demonstrar o quanto gostam de nós! Aves que qualquer pessoa se orgulha em ter! Aves do amor que amam e se fazem amar!
Alimentação
Até agora segui duas tabelas de alimentação:
A primeira foi:
20-29 dias = 8h-13h-18h-24h
30-38 dias= 8h-16h-24h
39-44 dias = 8h-24h
45 dias = 8h ou ás 24h
Mas a certa altura tive necessidade de me guiar por outra tabela:
1-4 dias = 2h em 2h
5-7 dias = 3h em 3h
8-14 dias = 9h-13h-16h-20h-23h
15-24 dias = 9h-14h-19h-23h
25-44 dias = 9h-17h-23h
45 dias = 9h-23h
Depois aprendi que os passarinhos são todos diferentes LOL
A segunda tabela é a que continuo a seguir mas regra geral apartir dos 38 dias posso eventualmente muda-los para uma gaiola individual (com uma mantinha para se aquecerem) e reduzir a pápa de 3x ao dia, para 2x ao dia (depende da aceitação das sementes). As sementes vou introduzindo aos poucos, quando entram na fase de pápa 3x ao dia. Ofereço também agrião, maça, banana, gema de ovo e de vez em quando bolacha maria.
Usamos durante bastante tempo a Nutribird A21 e A19 da Versele-Laga, por acharmos que é um alimento completo e equilibrado. Mas recentemente mudamos para a Tropican Mash Hand Feeding Formula da Hagen. É diferente mas os passarinhos parecem gostar muito mais desta.
A água da pápa deve ser previamente fervida por cinco minutos ou então deve usar-se água engarrafada, nós fervemos a água. Deixa-se arrefecer e reserva-se num recipiente fechado.
São alimentados com uma sonda que injecta comida directamente no papo. Apesar de ser o método mais perigoso e que não aconselho a quem não tenha experiencia, para mim é o mais prático porque faço criação de muitos passarinhos ao mesmo tempo, nunca menos de 15. De qualquer das formas, faço-o devagar e deixo-os muitas vezes vir ao bico da sonda para comer a pápa em vez de a injectar, tal como se se tratasse de uma colher :) a sonda para mim é muito versatil mas torno a repetir, é preciso saber manusear pois qualquer passo em falso, pode provocar lesões e até mesmo a morte. Existem as sondas de plástico e as metálicas, eu uso uma metálica que se encaixa numa seringa. Tenho duas medidas, uma para os passarinhos pequenos e outra para os maiores.
Não convém encher o papo demasiado, é preferivel alimenta-los mais vezes ao dia.
Higiene
- Em cada refeição, lavam-se os utensilios de alimentação manual (copos, medidas, seringas, colheres, varetas, etc). Podem esterilizar-se as seringas e varetas, nós usamos um produto anti-bacteriano para limpeza.
- Cada vez que se alimenta as aves, faz-se a higiene do espaço onde estão, mudam-se jornais/aparas de madeira/etc. Lavam-se incubadoras se houver necessidade.
Socialização
- Para onde vou levo um passarinho. Isso ajuda-os a habituarem-se ao exterior e ás pessoas.
- Ficam na cozinha e na estação de criação, que são espaços mais quentes e onde eu passo bastante tempo, o que lhes permite um constante contacto visual com humanos.
- Entre refeições brincam connosco na sala ou na estação de criação, passeiam. Jogamos ao berlinde, brincamos com papel, corda, pauzinhos, etc.
- São hiper-mimados :)
- Cada um tem o seu nome individual, cada um é unico cá em casa!
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Caturras
As caturras ora ficam melhores, oram pioram, ora morrem. A Sleepy e a Bebé morreram com um dia de diferença, dia 21 morreu a Sleepy e dia 22 morreu a Bebé. Aparentemente já vinham bastante doentes, embora não se notasse (pelo menos nas primeiras) e ao curar uma maleita, logo aparecia outra. O organismo foi ficando mais fraco e começou a ser uma bola de neve. Friamente falando, foi melhor assim do que continuarem a sofrer. Da minha parte fiz tudo o que podia, mas regra geral, as crias quando adoecem desta maneira nunca se safam :(
A Sol continua a lutar pela vida e eu ajudo no que posso, tem estado isolada e está num estado de dar pena mas tenho tratado dela, mantendo-a limpa, arejada e ao mesmo tempo quente, medicada (um problema de cada vez, claro),hidratada e nutrida, até lhe pus lá o leaozinho (boneco) para ajudar a mante-la quente e "fazer companhia" (para quem pensar que tenho pancada, olha, paciencia, eu sou daquelas que acredita que os animais sentem como nós, mesmo que sejam aves). De ontem para hoje sinto-a literalmente nas minhas mãos, não faz resistencia a nada do que eu lhe faça, como se soubesse que estou a cuidar dela. Não me parece que esteja a desisitir mas tenho consciência que pode morrer a qualquer momento. Estou sempre a ve-la, nem que seja para ela me ver e não se sentir abandonada. :(
A Ananás está a recompor-se, também pensei que a perdia mas parece-me melhor, está a recuperar a força e sem problemas de digestão, ainda não toca nas sementes, nem mesmo vendo os outros a comer :( mas isso é um mal menor visto que ainda é muito novinha... 45 dias hoje. A Sol faz 39 dias.
Aqui fica a ultima foto que tirei das caturras todas juntas!
Muita luz para a Bebé e para a Sleepy whatever they are!
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Mudanças
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Peço Desculpa!
Tenho andado a mil...
Assim que puder, volto com novidades ;)
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Não Há Mais Passarinhos?
Estou a actualizar a barra lateral e mais logo já poderão ver as aves disponíveis e disponíveis em breve. Até lá os nossos queridos Stress, Fronhas e Big continuam à espera de dono!
sábado, 14 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
News
Toda a Apollo 6 já saiu do aquecimento e trés camaradas da Apollo 7 com idade semelhante também. Aproveitei que deixou de fazer tanto frio! Alguns não vão deixar de comer pápa tão cedo : especialmente as caturras que nem interesse na aveia descascada têm mas não faz mal, para já.
Hoje foram todos ao banho e ficaram todos satisfeitos a chapinhar na água, só não tirei fotos, shame on me.
A Bebé parece estar a reagir ao tratamento mas ainda é cedo para cantar de galo, o pápo continua a não dilatar normalmente mas já dilata qualquer coisa.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
A Bébé não está bem :(
No fórum do avespt disseram-me que o problema do papo não dilatar, podia ter sido uma lesão provocada pela sonda mas sinceramente custa-me a acreditar. Passei a usar a seringa normal just in case mas à bocado já a vi com dificuldade em engolir outra vez...
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Apollo 6 - "Nações Unidas" :D
Miufa e Bolachinha - Apollo 6!
Já podem encontra-los na barra lateral e estão disponíveis brevemente. O Miufa nasceu dia 29 de Dezembro 2008 e o Bolachinha nasceu dia 1 de Janeiro 2009.
Update TerçaFeiristico
O meu querido Papinhas agora é do André. Após o infortunio que lhe aconteceu, achei que nada melhor que o Papinhas para o fazer seguir em frente. Sei que vou sentir a falta dele mas também sei que ficou com um dono á maneira ;)
Isto de criar à mão tem destas coisas, passamos muito tempo com as aves, a cuidar delas, a ve-las crescer, a participar da primeira vez que isto e a primeira vez que aquilo, depois afeiçoamo-nos e temos de deixa-los ir porque não podemos ficar com todas. Sniff!
Ontem o Chefe e o Trincas deram o seu primeiro voo em direcção ás minhas costas ;) estava de costas a limpar o espaço deles e senti primeiro um e depois outro a pousar. Foi muito fixe! Ainda pensei que os outros os acompanhassem mas não, ainda têm medo.
Aqui fica uma foto dos dois :) o Chefe é o Fischeri e o Trincas é o Roseicollis. Parece uma dentada, eu sei, mas ele não estava a fazer força alguma :)
Continua...
Isto já tá é a ficar comprido...
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Decas aka Gibbie
Não faço ideia do que possa ter sido com exactidão. Pelos sintomas pode ter sido vermes mas se fosse, o Gibbie teria andado com mais apetite e sede que o normal. Só sei que nada levava a crer que o Gibbie nos iria deixar tão cedo. O mais novo da Apollo 5 :(
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Update de Fotos ;)
embora muito melhores, Bebé e Ananás)
e a Brida a cheirar a Sleepy ;)
O Pecanito... embora muuuuito pequeno para a idade,
é um milagre da vida! As penas estão a chegar :))
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Agarus hospital? ;)
Ao plantel juntaram-se mais duas caturrinhas, só que azar dos azares, vieram doentes, Trichomonas e Candidiase. Estavam cheias de frio, meio enroscadas, peguei nelas e trouxe-as rápidamente para o quentinho mas só as olhei como deve de ser, pouco depois, quando lhes fui dar de comer porque tinham o papo vazio. Hummm... bico sujo por dentro, nunca é bom sinal, depois ficaram à vista todos os sintomas: garganta inchada, pontos brancos debaixo da lingua, incapacidade para engolir, uma delas pouco activa, outra muito pequena para a idade (como a criação de quem me as deu não é rigorozamente controlada, pus a hipotese de se ter enganado na idade).
Separei as caturras das outras aves e vamos ver como corre. Ontem ainda pensei que a mais pequena não chegava até ao amanhecer mas hoje parece-me melhor que a mais velha. A mais velha está com a garganta e traqueia muito inchada por dentro, o que me obriga a ter ainda mais cuidados com a sonda mas de outra forma nem uma nem outra conseguiriam comer, provavelmente se não viessem para aqui iam acabar por morrer. É relativamente simples curar os pais destas maleitas mas as crias é muito complicado.
O Pecanito continua a lutar como um valente. 21 dias de vida (apesar de não parecer)! Só de há uns dias para cá é que se nota que está a crescer, esteve muito tempo estagnado por ter estado doente. Graças a Deus é só um caso ou outro na estação de criação, não há sinais de surto mas as crias doentes não têm sobrevivido com os pais. Estes põem-nas de parte (lei do mais forte, a natureza não perdoa). Hoje comeu 4.5ml de uma só vez :) antes era 4 no máximo, já para não falar quando aqui chegou, comia gotas de pápa.
Nunca pensei vir a gostar tanto disto. Ajuda-los a crescer, cura-los quando estão doentes, depois ver o resultado quando ficam adultos... é... sem palavras. Tem sido uma das experiencias mais enriquecedoras, mais fascinantes que já passei. Adoro cada passarinho que por aqui passa. No periodo de vida atribulado que me encontro, são eles que me têm dado força e animo!
Quem sabe ainda realizo o meu grande sonho e me torno veterinária! Depois especializo-me em aves ;)
Aqui ficam dois artigos sobre Candidas e Trichomonas e ainda outro que fala sobre várias doenças.