segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Problemas na reprodução/criação?Reveja aqui os procedimentos!

http://www.tumblr.com/tagged/fatbird?language=pt_BR
Crédito da foto: http://www.tumblr.com/tagged/fatbird?language=pt_BR

 Problemas na reprodução/criação?Reveja aqui os procedimentos!

- A primeira e mais importante de todas, se um casal não se catar e não se alimentarem mutuamente dificilmente serão um bom casal a criar, isto se criarem de todo. Eu não costumo fazer de cupido, mas se quiserem ir por aí, poderão fornecer o AD3DC+K a estes casais. Eu prefiro separa-los para que eles encontrem o seu parceiro por escolha própria. O amor não se quer forçado para ninguem mas é só a minha opinião e vale o que vale.

- A segunda mais importante será, serão mesmo um casal? É que aos pares, muitas vezes, eles (mais no caso dos machos) assumem um papel masculino e o feminino, o que nos dá sérias duvidas inicialmente mas, porém, ao começar a criação, se o material não é levado para o ninho, podem começar a desconfiar. Outra indicação de serem passaros do mesmo sexo é quando aparecem ovos todos os dias, não quer dizer que uma vez ou outra não possa acontecer uma fêmea pôr 2 ovos muito apóximados e nos parecer dois no mesmo dia mas as posturas são feitas dia sim dia não.

- O ninho deverá estar mais alto que baixo na gaiola e esta deverá estar abrigada do frio, da humidade excessiva, das correntes de ar mas deverá estar num espaço com ventilação.

- Deverá ser fornecido material para fazer o ninho, folhas de palmeira verdinha (passada por água para retirar o pó), préviamente desfiadas, cortadas, postas no ninho, etc...isto no caso do casal ser preguiçoso, se não fôr, basta cortar um bocado do ramo tenrinho e pôr dentro da gaiola que eles fazem o resto. No caso dos roseicollis, a femea leva o material e faz o ninho, no caso dos personatas e fischeris por exemplo, o trabalho em em equipa e o resultado é maravilhoso.

- O tempo de criação é de Setembro a Julho (eu gosto de dar 3 meses de descanso, por isso por estes lados acaba em Junho, é muito benéfico para as fêmeas em particular e também é bom ter 3 meses por ano para poder brincar com eles (casais) à vontade). Dá tempo para 3/4 posturas e as fêmeas poderão pôr entre 3 a 6 ovos mas já vi fêmeas a pôr 1 e fêmeas a pôr 8. Cabe ao criador conhecer as suas fêmeas e saber a capacidade do casal para a criação. Há casais que criam bem 6 filhos, são fenomenais mas isso é um desgaste muito grande para eles, eu costumo deixar apenas 4 filhotes no máximo e os outros filhotes são criados por "madrastas". Quando não se pode recorrer a madrastas, os pais terão de os criar.

- É preciso sempre vigiar, mas para as fêmeas de primeira viagem, é necessário vigiar mais as posturas e suplementar religiosamente com cálcio, para que não haja problemas de ovos atravessados ou presos

 - Pode acontecer ás femeas inexperientes, não darem alimento aos filhos e deixa-los morrer na primeira postura. Algumas não sabem como lidar com os bebés, nem sabem o que se espera delas, isto geralmente acontece mais com as fêmeas muito novas (inferior a 1 ano). Se houver madrastas, as madrastas criam, se não, não há muito mais a fazer, criar à mão um bebé de um dia, eu nunca consegui e acho que não há casos de quem tenha conseguido, o meu máximo foi 5 dias. Mesmo que a temperatura não seja um problema, o tamanho do bico e a injecção de comida, por mais meigos e suaves que sejamos, o risco de lesões é elevadissimo.

- É sempre bom que o casal tenha mais de um ano, na minha opinião, e porquê? Porque serve precisamente para evitar estes problemas, quer para evitar que a fêmea não saiba o que fazer aos filhos, porque anda na brincadeira e do rock n' roll e portanto não tem maturidade para ser mãe, quer para evitar que macho não cubra a fêmea, porque podemos ve-lo a esfregar-se vigorosamente nos poleiros e pensar "grande macho" mas na realidade quando os machos são novinhos e se começam a masturbar nos poleiros (ou objectos) quer dizer que não procuram a fêmea sexualmente. Isto obviamente que pode haver excepções, porque o meu Casquinha, procura a fêmea e continua volta e meia nos poleiros ou nos bonecos, etc. Também pode acontecer eles fazerem isso porque as fêmeas os rejeitam e podem rejeita-los por diversos motivos, porque ainda são novas, porque eles estão doentes, por incompatibilidade, etc.

-  Há medida que a fêmea põe um ovo, deveremos apontar a data e ver/sentir diáriamente se os ovos estão a ser chocados (se estão quentes), se a resposta é afirmativa, esperamos 7 dias para ver se o ovo está galado (cheio). Podem colocar contra a luz e não há margem para duvidas entre um cheio e um vazio. Para cada ovo o periodo é o mesmo, 7 dias, por tanto se ela pôs no dia 14 um ovo e outro no dia 16, vamos ver se o primeiro ovo está galado no dia 21 e o do dia 16 no dia 23.

- Apartir do momento em que a fêmea começa a chocar, o periodo de incubação é de 21 dias.

- Devemos ter em consideração que se tiverem dado um preventivo de salmonelas, como o Salmocoli (ou qualquer preventivo que contenha sulfas), isso irá esterilizar o macho durante apróximadamente 1 mês.

E pronto, espero ter ajudado em alguma coisa, qualquer duvida, estou ao dispôr!

Sem comentários: