Regra geral, os agapornis quando são novos vivem bem em conjunto, com algumas lutas ocasionais pelo território, do género "isto é tudo meu, não é teu" mas que nunca chega a ser nada mais sério. Quando se tornam adultos e prontos a acasalar, o seu temperamento altera-se, podendo haver casos de bastante violencia entre as aves dentro da gaiola.Quando isso acontece é melhor separar as aves conflituosas (dominantes) para um espaço só delas, pois se isso não acontecer o mais certo é começar a ver feridas nos outros e manchas de sangue aqui e ali. Não é agradável e falando apenas nas aves mansas, não é esse o comportamento que queremos. Digo para se retirar a dominante do espaço inicial e não os outros, porque é uma forma de a fazer perceber que não é ela que manda. Se não forem disciplinados desde cedo, com a avançar da idade adulta começa a ser complicado. O que queremos são aves equilibradas que sabem reconhecer em nós o seu lider e não o contrário. Lidar com um Roseicollis manso é semelhante a lidar com um Jack Russel Terrier (cão que pensa que é gato).
Pode criar tranquilamente duas aves numa gaiola, mas nunca deve juntar uma ave inadvertidamente em uma gaiola que já tenha outro animal instalado, já que a nova ave poderá ser vista como um ser estranho e vai ser tratada como tal pelo agapornis já existente na gaiola. Para evitar tal situação, o melhor a fazer é vigiar, colocar as aves em gaiolas diferentes durante algum tempo, aproximando as gaiolas o maior tempo possível, para acostumá-las uma com a outra ou aprensentar uma à outra fora da gaiola vigiando a brincadeira (eu prefiro assim). Muitas vezes, como mansos que são e dependendo da idade, eles até recebem o companheiro de animo leve mas à casos que não, que levam imenso tempo a aceitar outra ave mas não desanime, pode levar muito tempo mas acaba por aceitar. Nos casos mais severos, adquirir uma nova gaiola pode ser uma solução, já que o espaço é novo para ambos. lembrem-se de não porem só um poleiro mais alto que todos os outros porque eles vão lutar por esse poleiro. The Penthouse is always better :)
São aves enérgicas e activas, que utilizam quase todo o espaço que têm disponível. Os agapornis que se encontram em gaiola gostam e precisam de estar entretidos e de serem estimulados, e para isto existem brinquedos especificos que podem ser adquiridos em qualquer loja de animais de companhia. A única condição é que os brinquedos, têm que ser suficientemente resistentes para aguentar o forte bico desta ave e serem seguros para não causar surpresas desagradáveis aos seus donos, os materiais dos objectos como certas borrachas tratadas e pintadas, peças muito pequenas como missangas, ferros, cordas, etc. devem ser avaliados antes de dar o brinquedo à ave. Espelhos são desaconselhados a aves sozinhas que passem muitas horas sem a presença de humanos e porquê? Porque podem começar a criar fixação pelo seu próprio reflexo. Dependendo da ave, porque cada caso é um caso, podem imaginar-se a si próprias ou imaginar que é outro agapornis.
Quando são crianças evitem deixar que subam para cima dos armários, varões de cortinados, cabeça, sitios altos, porque isso faz com que sintam que são dominantes em relação a nós (lider) e não é isso que queremos. Razão pela qual, aliada à segurança, opto por cortar as guias quando são jovens.
Quando são crianças evitem deixar que subam para cima dos armários, varões de cortinados, cabeça, sitios altos, porque isso faz com que sintam que são dominantes em relação a nós (lider) e não é isso que queremos. Razão pela qual, aliada à segurança, opto por cortar as guias quando são jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário