terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Temperamento dos Agapornis

Regra geral, os agapornis quando são novos vivem bem em conjunto, com algumas lutas ocasionais pelo território,  do género "isto é tudo meu, não é teu" mas que nunca chega a ser nada mais sério. Quando se tornam adultos e prontos a acasalar, o seu temperamento altera-se, podendo haver casos de bastante violencia entre as aves dentro da gaiola.Quando isso acontece é melhor separar as aves conflituosas (dominantes) para um espaço só delas, pois se isso não acontecer o mais certo é começar a ver feridas nos outros e manchas de sangue aqui e ali. Não é agradável e falando apenas nas aves mansas, não é esse o comportamento que queremos. Digo para se retirar a dominante do espaço inicial e não os outros, porque é uma forma de a fazer perceber que não é ela que manda. Se não forem disciplinados desde cedo, com a avançar da idade adulta começa a ser complicado. O que queremos são aves equilibradas que sabem reconhecer em nós o seu lider e não o contrário. Lidar com um Roseicollis manso é semelhante a lidar com um Jack Russel Terrier (cão que pensa que é gato).

Pode criar tranquilamente duas aves numa gaiola, mas nunca deve juntar uma ave inadvertidamente em uma gaiola que já tenha outro animal instalado, já que a nova ave poderá ser vista como um ser estranho e vai ser tratada como tal pelo agapornis já existente na gaiola. Para evitar tal situação, o melhor a fazer é vigiar, colocar as aves em gaiolas diferentes durante algum tempo, aproximando as gaiolas o maior tempo possível, para acostumá-las uma com a outra ou aprensentar uma à outra fora da gaiola vigiando a brincadeira (eu prefiro assim). Muitas vezes, como mansos que são e dependendo da idade, eles até recebem o companheiro de animo leve mas à casos que não, que levam imenso tempo a aceitar outra ave mas não desanime, pode levar muito tempo mas acaba por aceitar. Nos casos mais severos, adquirir uma nova gaiola pode ser uma solução, já que o espaço é novo para ambos. lembrem-se de não porem só um poleiro mais alto que todos os outros porque eles vão lutar por esse poleiro. The Penthouse is always better :)

São aves enérgicas e activas, que utilizam quase todo o espaço que têm disponível. Os agapornis que se encontram em gaiola gostam e precisam de estar entretidos e de serem estimulados, e para isto existem brinquedos especificos que podem ser adquiridos em qualquer loja de animais de companhia. A única condição é que os brinquedos, têm que ser suficientemente resistentes para aguentar o forte bico desta ave e serem seguros para não causar surpresas desagradáveis aos seus donos, os materiais dos objectos como certas borrachas tratadas e pintadas, peças muito pequenas como missangas, ferros, cordas, etc. devem ser avaliados antes de dar o brinquedo à ave. Espelhos são desaconselhados a aves sozinhas que passem muitas horas sem a presença de humanos e porquê? Porque podem começar a criar fixação pelo seu próprio reflexo. Dependendo da ave, porque cada caso é um caso, podem imaginar-se a si próprias ou imaginar que é outro agapornis.

Quando são crianças evitem deixar que subam para cima dos armários, varões de cortinados, cabeça, sitios altos, porque isso faz com que sintam que são dominantes em relação a nós (lider) e não é isso que queremos. Razão pela qual, aliada à segurança, opto por cortar as guias quando são jovens.

Sem comentários: