segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Espinafre da Nova Zelandia (a.k.a. falso espinafre) e Truca Truca das Aves
Espinafre da Nova-Zelândia (Tetragonia tetragonoides). Originária da Austrália e Nova-Zelândia, pertence à família das aizoáceas, vivaz, cresce de forma prostrada mas muito abundante, tornando-se inclusive invasiva. Foi durante muitos anos a única planta a ser cultivada pelo mundo, com origem nestes países. Produz-se em abundância e foi por isso tentador para os agricultores e para o mercado substituirem-no gradualmente pelo "verdadeiro" espinafre (Spinacia oleracea) mais consumido na Europa e nos Estados Unidos. Nos Açores, surge mesmo junto ao mar, na rocha vulcânica.
O espinafre-da-nova-zelândia tem pouquíssimas calorias (14 kcal) e é rico em vitaminas e minerais. Ele é uma uma ótima fonte de vitamina A (4400 UI), C (30 mg), riboflavina (0,1 mg), B6 (0,3 mg), cálcio (58 mg), ferro (0,8 mg), magnésio (39 mg), cobre (0,1 mg) e manganês (0,6 mg), além de conter boas quantidades de tiamina, niacina (0,5 mg), ácido pantotênico (0,3 mg), fósforo (28 mg), potássio (130 mg) e zinco (0,4 mg). * Quantidades em 100 gramas da planta crua.
Dizem que deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. A minha experiência diz-me que não devem estar debaixo de sol directo todo o dia, principalmente quando as plantas são jovens. Tenho tido uma alta taxa de sucesso em terreno sombrio (pouco mais de duas horas de sol directo), temperatura amena e com rega diária. No inverno recente-se um bocado, nota-se que não cresce muito mas não morre se fôr bem resguardado do vento. Regas não são necessárias em tempo de chuva. A planta deve ser frequentemente podada para crescer mais e ganhar novos ramos. É uma mais valia em qualquer horta.
Isto tudo para dizer que descobri que quando dado ás aves, este espinafre tem influencia no acasalamento e nos ovos. Tenho dado com alguma frequencia e noto que a produção de ovos e "relações" entre os casais dispararam de uma maneira estranha, uma vez que não dei quaisquer vitaminas para o efeito. Uma das fêmeas inclusive, começou a pôr ovos todos os dias, em vez do habitual, dia sim, dia não. Aqui fica mais uma dica 100% natural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário