Se é a primeira vez que as vossas aves têm bebés e não têm qualquer experiência a anilhar, eu não aconselho a anilharem os bebés, isto porque as anilhas costumam colocar-se aos 7 dias de vida e as patas são extremamente frágeis, com muita facilidade se pode deslocar ou partir, deixando a ave defeituosa.
As anilhas antes de mais, servem de marcação, quer seja para designar o ano em que ela nasceu e um número único que a só essa ave pertence (anilhas fechadas comuns) ou designar também o criador e o clube onde está inscrito (anilhas fechadas oficiais do clube onde o criador está registado) ou designar qualquer coisa que o criador assim deseje (anilhas fechadas personalizadas). Existe também a opção de anilhas abertas de marcação mas geralmente a maioria dos pássaros tiram-nas bem :) são mais usadas para isso mesmo, marcar. Numa gaiola com 10 passaros iguais, as aves destinguem-se umas das outras pelas anilhas de marcação, por exemplo.
No entanto, aqui fica um video que encontrei na net com a colocação de uma anilha num canário, que ainda é mais dificil de anilhar que um agapornis :) a minha dica vai para a parte final, em vez de se tirar o dedo de trás com as mãos, é melhor com um palito. A lubrificação da pata também é muito importante. A velha guarda usava cuspe mas acho que um lubrificante é aceitavel :)
Sem comentários:
Enviar um comentário