quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Os beneficios do alho

É verdade, só agora é que me pus a experimentar os tratamentos/preventivos antigos e que ainda são usados por tantos criadores (não tinha ideia que eram tantos). Comecei pelo alho. Há um criador amigo meu que só usa alho nas Caturras dispensando qualquer tipo de químico ou vitaminas suplementares. Verdade seja dita que já lhe safei algumas aves vitimas de tricomonas, salmonelas e vermes. Não acho que só dar o alho seja suficiente para garantir uma quase total ausência de eventuais problemas que afectam as aves, principalmente os piores de todos durante a época de criação, salmonelas e ácaros, na minha opinião. Mesmo que as aves não estejam doentes, antes da criação eu aconselho sempre a fazer 1 mês antes os preventivos das salmonelas, tricomonas e vermes. Não me pagam para isto, eheheh, mas a marca que mais gosto é a Zoopan. Além de terem embalagens maiores, à medida do meu número de aves. Para os pequenos criadores ou para quem tenha poucas aves, as embalagens pequenas da Avizoon são a solução, já que é a segunda marca que mais gosto (também não me pagam para isto ehehehe).
Voltando ao amigo alho. Sei de relatos de muitos jovens de 80 anos e mais, que toda a vida comeram 1 dente de alho em jejum e diziam que ajuda a combater os vermes, parasitas, bactérias nocivas ao nosso organismo. Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata. Portanto, o que apurei, o alho tem uma acção:
- Antibiótica
- Anti-inflamatória
- Anti-microbiana
- Anti-asmática
- Anti-oxidante
- Anti-cancerígeno
- Protector cardiovascular

O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. como efeito protector 1 a 2 dentes crus e frescos por dia.
O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas reacções adversas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatótio pois tem efeito anti-plaquetário.

Nas aves...

"O alho parece ser um aditivo útil na água. O principal componente associado ao alho é a alicina. Ela é activada logo que os dentes de alho são esmagados. A alicina é conhecida por possuir propriedades antibacterianas e diz-se que é eficaz mesmo em concentrações baixas como uma parte de alicina em 125,000 partes de água. Quando comparada à penicilina, diz-se que a alicina possui uma ação de cerca de 1% da ação da penicilina.

O alho inibe o crescimento, ou destrói, cerca de uma dúzia de tipos de bactérias (inclusive Estafilococos e Salmonela spp.), e pelo menos 60 tipos de fungos e leveduras. A alicina parece ser o principal elemento químico responsável por esse efeito.

Os microminerais selênio e germânio são dois componentes do alho japonês, e esses minerais podem surtir algum efeito por sua ação, primeiramente como antioxidantes, isto é, substâncias que protegem células e tecidos dos efeitos nocivos dos peróxidos no organismo. Em segundo lugar, eles são importantes para o desenvolvimento normal do sistema imunológico e, em terceiro lugar, eles podem possuir uma boa ação como agentes anticancerígenos.

O selênio tem demonstrado possuir um largo espectro de ação anticancerígena em ratos, por exemplo. Há indícios que os componentes químicos do alho podem ajudar auxiliar o organismo na desintoxicação, neutralizar ou eliminar substâncias nocivas.

Em pombos, o uso de alho após uma corrida pode auxiliar nas chamadas dietas “depurativas” para restabelecer a condição normal de competição da ave. É possível que o uso de dentes de alho esmagados na água de beber nesse momento acrescente algum benefício extra ao permitir que o fígado e outros órgãos metabolizem substâncias, e ajudem a restabelecer as condições normais de competição das aves.

Actualmente, óleos, pós e pílulas à base de alho parecem ser bem menos úteis. Possivelmente o desenvolvimento de novas técnicas de extração dos princípios activos do alho possa superar os problemas presentes associados aos métodos actuais. Até que esses problemas sejam resolvidos, dentes frescos de alho comprados na mercearia ainda são a melhor fonte das propriedades medicinais do alho. Um detalhe importante – quando preparar soluções contendo dentes de alho amassados NÃO as aqueça. Aquecê-las a uma temperatura superior a 61,1 °C primeiramente tornará inactiva a alicina e aniquilará completamente os motivos para utilizar a solução."

Por estes motivos e mais alguns decidi começar a apostar mais nos produtos naturais, que servem antes de mais nada de prevenção a certos problemas comuns que possam ocorrer.

Resultados? O tempo o dirá. Por experiência própria, os tratamentos/preventivos naturais levam bastante tempo a deixar ver os resultados, mas funcionam. 


Fontes:
http://sounatural.com/2007/11/05/alho/
http://www.cobrap.org.br/site/artigos_vis.php?id=358

Sem comentários: