A manutenção da nossa estação de criação, outrora sob a responsabilidade do meu sogro José Diniz, voltou novamente para este. Sendo que a AGA'R'US continuará apenas e unicamente a dedicar-se aos agapornis criados à mão.
Foram anos de dedicação, de bom nome, de conhecimento que não vão ser perdidos por esta mudança, pois continuaremos a lidar com aves, apenas não da mesma forma.
Criar à mão foi o meu primeiro grito de revolta neste meio. Eu acho que as aves de companhias merecem mais, elas merecem melhor, já que um dia alguêm se lembrou de os contrabandear e tira-los do seu habitat natural e condena-los ao cativeiro e à dependencia de nós humanos. Dificilmente um agapornis sobrevive se fugir de um criadouro, é sempre presa fácil de algum predador, pois não está habituado a lidar com o mundo cá fora, a procurar comida, a abrigar-se, etc.
Tenho visto, ouvido, falado e participado de vários convivios, palestras, etc, sobre os direitos, defesa e fim da escravatura dos nossos companheiros animais. Digo companheiros, porque partilham o mesmo planeta que nós e acredito que têm o seu lugar nele tal como eu e tu.
Como criadora de aves, tenho tido alguns problemas de consciência, confesso, mesmo sem nunca ter sido acusada de nada. Tenho presente que sempre cuidei das minhas aves da melhor forma que podia mas isso não me iliba de estar a participar do "grande negócio" que faz com que muitas aves sofram por esse mundo fora.
Mas acho que faço bem este trabalho, faço-o com carinho, não sobrecarrego as aves para produzirem mais, elas têm filhos durante a mesma época que teriam no seu estado selvagem e as vezes que teriam no seu estado selvagem. Não são dadas hormonas, estimulantes quimicos. Apenas as condições necessárias para uma boa criação enquanto ela dura. As nossas aves vão continuar a ter a sua proveniência da mesma estação de criação, onde sei que são tratadas com respeito e cuidados.
Este post apenas serve para avisar os meus seguidores das mudanças que ocorreram.