quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Anilhas

Alguns casais de bebés de anos anteriores conseguiram recentemente criar e ao faze-lo surgem uma serie de duvidas, uma das quais, as anilhas e o que fazer. Então gostava de partilhar com vocês a minha resposta.

Se é a primeira vez que as vossas aves têm bebés e não têm qualquer experiência a anilhar, eu não aconselho a anilharem os bebés, isto porque as anilhas costumam colocar-se aos 7 dias de vida e as patas são extremamente frágeis, com muita facilidade se pode deslocar ou partir, deixando a ave defeituosa.

As anilhas antes de mais, servem de marcação, quer seja para designar o ano em que ela nasceu e um número único que a só essa ave pertence (anilhas fechadas comuns) ou designar também o criador e o clube onde está inscrito (anilhas fechadas oficiais do clube onde o criador está registado) ou designar qualquer coisa que o criador assim deseje (anilhas fechadas personalizadas). Existe também a opção de anilhas abertas de marcação mas geralmente a maioria dos pássaros tiram-nas bem :) são mais usadas para isso mesmo, marcar. Numa gaiola com 10 passaros iguais, as aves destinguem-se umas das outras pelas anilhas de marcação, por exemplo.

No entanto, aqui fica um video que encontrei na net com a colocação de uma anilha num canário, que ainda é mais dificil de anilhar que um agapornis :) a minha dica vai para a parte final, em vez de se tirar o dedo de trás com as mãos, é melhor com um palito. A lubrificação da pata também é muito importante. A velha guarda usava cuspe mas acho que um lubrificante é aceitavel :)




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mais fotos do grupo dos Sossegadinhos

Ainda falta aqui uma foto do Grainha e do Jolie :P

O Canini com 21 dias.
O Clô com 39 dias.
O Rennie com 37 dias.
O Mozilla com 37 dias.
O Pepe com 28 dias.
O Nibu com 28 dias.
O Moca com 38 dias

domingo, 9 de dezembro de 2012

Novos bebés!

Fotos novas dos bebés, grupo dos sossegadinhos :)
Nascidos entre os dias 02 de Novembro e 13 de Novembro 2012.
Cores disponíveis: Verde (2), Verde Face Laranja (2), Verde Opalino (2), Verde Opalino Face Laranja (2).

 Eu e o(a) Rennie
 Foto de grupo com o(a) Jolie no poleiro!
 Só nós 3 é que sabemos!
Coisa mais linda, o(a) Clô!